Projeto de Pesquisa

Título: Crianças com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento na educação básica: inclusão, atendimento educacional especializado e práticas pedagógicas.

Início: 07/2012 (24 meses)

Resumo
Trata-se de um estudo qualitativo a ser desenvolvido em dois momentos. No primeiro momento desenvolveremos um estudo exploratório buscando identificar crianças com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento causados por síndromes (Rett, Willians, Noonan, Tourette, dentre outras) matriculadas em salas comuns da educação infantil e/ou anos iniciais do ensino fundamental dos municípios da Grande Vitória ou do interior do estado do Espírito Santo, dependendo da incidência. Na segunda fase da pesquisa desenvolveremos estudos de caso do tipo etnográfico nos contextos das salas de aula onde esses alunos estão matriculados. A segunda fase do estudo centrará sua atenção nos processos inclusivos, no atendimento educacional especializado e nas práticas pedagógicas docentes para esses alunos, com vistas ao aprimoramento da prática pedagógica cotidiana com vistas à inclusão total desses sujeitos.

Resultados esperados
Trazer, dentre outras informações, características, causas, incidência, aspectos históricos, relatos de caso, diagnóstico e peculiaridades dessas deficiências e síndromes que compõem o grupo dos transtornos globais do desenvolvimento, além de apontamos algumas sugestões de incremento da ação educativa com vistas à inclusão desses e de outros sujeitos com deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento na escola comum que assume a perspectiva inclusiva a partir das ações dos próprios professores que atuam nesses espaços.

Participantes
  • Douglas Christian Ferrari de Melo (Aluno Doutorado)
  • MARLINDA GOMES FERRARI (Aluno Doutorado)
  • SANANDREIA TOREZANI PERINNI (Aluno Doutorado)
  • Vanessa Pita Barreira Burgos Manga (Aluno Doutorado)
  • Camila Reis dos Santos (Aluno Mestrado)
  • Daniella Messa e Melo Cruz (Aluno Mestrado)
  • Dirlan de Oliveira Machado Bravo (Aluno Mestrado)
  • Lvia Vares da Silveira (Aluno Mestrado)
  • Michell Pedruzzi Mendes Araujo (Aluno Mestrado)
  • Vilmara Mendes Gonring (Aluno Mestrado)
  • Rogrio Drago (Coordenador)

Fechar Janela